Todos os meses, ao receber a conta de energia, os olhos da maioria das pessoas automaticamente correm para o campo do valor a ser pago. Mas, o que está inserido no valor total da sua conta de luz? Essa é uma dúvida comum entre muitos clientes e, por isso, a Energisa esclarece o que é cobrado na conta e o que fazer para consumir a energia elétrica de forma consciente, evitando sustos no orçamento ao final do mês.
De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico em todo o Brasil. É a agência que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária a serem aplicados em cada concessionária.
Outra informação importante para o cliente é o fato de que o valor da conta de energia vai além dos cálculos do consumo dos equipamentos eletroeletrônicos de uma casa. “A conta traz a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo dos valores da bandeira tarifária vigente”, explica Carlos Eduardo Mariano, coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste.
O que pago? Para quem pago?
De forma prática, a Energisa Sul-Sudeste é a distribuidora que faz a energia chegar às residências, comércios, indústrias e demais imóveis urbanos e rurais de 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). É a distribuidora que arrecada os valores das contas dos clientes e repassa para os respectivos órgãos e empresas do setor de energia.
Funciona da seguinte forma: do total cobrado em uma conta de energia 42,6% são destinados para o pagamento de encargos e impostos cobrados pelos governos. Outros 38,3% são destinados para o pagamento da geração e transmissão da energia.
O valor da distribuidora Energisa Sul-Sudeste é a menor parcela na divisão do montante arrecadado:19,1%. Para melhor compreensão, em uma conta de luz no valor de R$ 100, apenas R$ 19,10 ficam com a Energisa, que deve usar tais recursos para fazer frente a toda a estrutura de custos operacionais, investimentos e a prestação de serviços aos seus clientes.
De forma prática, a empresa deve usar a sua parcela para distribuir energia a todos os clientes, pagar fornecedores e prestadores de serviço, renovar e fazer a manutenção da frota, manter e ampliar a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.
Toda essa divisão de recursos da tarifa é detalhada na fatura que mensal, entregue nos imóveis ou via e-mail, conforme a escolha do cliente. Mas, em caso de dúvidas sobre a sua fatura, é possível consultar a Energisa pelos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br ou Gisa/Whatsapp (18) 99120-3365.