Com a chegada da Black Friday, marcada para o dia 28 de novembro, muitos consumidores aproveitam o momento para antecipar compras e buscar promoções. No entanto, o período também exige atenção redobrada para evitar golpes, falsas ofertas e arrependimentos.
Assim como em 2024, neste ano o pagamento da primeira parcela do 13º salário deve ocorrer novamente no dia da Black Friday, ou seja, na última sexta-feira do mês. Segundo a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, a data foi um fator decisivo para o sucesso das vendas no ano passado, que ultrapassaram os números do período pré-pandemia, registrando um crescimento de 17,1% nas lojas físicas e 8,9% no e-commerce, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
“A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade de economia, desde que o consumidor aja com cuidado e planejamento. O principal é comprar de forma consciente, verificando a veracidade das promoções e a confiabilidade das lojas”, orientou Luísa Ortiz.
Pensando nisso, o Procon Câmara reforça algumas orientações importantes para que o consumidor possa aproveitar as oportunidades com segurança e consciência.
Dicas para comprar com segurança
Pesquise antes de comprar: verifique o histórico de preços do produto em diferentes lojas. Algumas promoções podem não ser tão vantajosas quanto parecem.
Desconfie de descontos muito altos: preços muito abaixo do valor de mercado podem indicar produtos falsificados ou golpes.
Prefira sites confiáveis: verifique se o endereço do site começa com “https://” e se há cadeado de segurança ao lado da barra de endereços.
Confira a reputação da loja: busque avaliações de outros consumidores e consulte se há reclamações registradas no Procon ou em plataformas de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.
Guarde todos os comprovantes: notas fiscais, prints de telas e comprovantes de pagamento são fundamentais caso seja necessário registrar uma reclamação.
Atenção aos prazos e políticas de devolução: compras feitas pela internet garantem o direito de arrependimento em até sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O órgão reforça ainda que está à disposição para esclarecer dúvidas e registrar reclamações, auxiliando o consumidor em caso de problemas durante o período de promoções. O endereço é Rua Antônio Onisto, 369, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3035-0164 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.





